A nossa espiritualidade e a saúde

A saúde não se define apenas como a ausência de doenças. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estado de saúde de uma pessoa é definido, na atualidade, pelo bem-estar físico, psíquico e social. Apesar de não mencionado, o componente espiritual tem ampla influência em nossa vida. Todos os aspectos citados anteriormente interagem entre si, de modo que qualquer alteração de um deles desequilibra o funcionamento dos demais. Deste modo, destacamos o espírito como elemento fundamental na saúde. Um espírito saudável, sintonizado com Deus, é fator positivo na manutenção da saúde do corpo e também na sua recuperação.

“As palavras que eu vos disse são espírito e vida” (João 6,63b). Este versículo revela o poder da Palavra de Deus, sua bênção sobre a vida e sobre o bem-estar humano. Sua Palavra pode representar a cura para situações ou circunstâncias difíceis que possam surgir, como enfermidades e doenças, já que a fé pode propiciar aos indivíduos um sentido na vida, reforçar seus modos de enfrentamentos que os ajudam a viver com mais esperança e com uma atitude mais positiva.

Nos damos conta de nossa fragilidade na vida, quando algo nos acontece com a saúde. Isto nos faz deparar-nos com um certo impasse. Aos que estão em sintonia com Deus, este lhes remete auxílio, estrutura o 'norte' para suportar os desafios e enfrentar tudo que lhe advém. A fé se torna alicerce e suporte para ter o entendimento e a força interior que a situação fragilizada de saúde provoca em nós e nos familiares.

A Palavra de Deus vem como escudo protetor e suporte emocional para suportarmos, da forma mais resiliente possível, toda e qualquer dor física, mental e espiritual. Deus enviou seu Filho Jesus para orientar, através de sua palavra e seu exemplo de vida. Ele sempre colocou a fé como condição para que houvesse a cura. Quando curava alguém, Jesus dizia: “Tua fé te curou”. (Lucas 8,48)

Comentários